5 de julho de 2017

⋆ Underrated Animated Movies ‧º·˚

Olá amorzinhos!
Este post vai ser um pouco maior que os outros.

Isto tudo começou porque vi no twitter uma thread feita por alguém (muito inteligente, tenho que dizer) que acredita que existem vários filmes de animação que não tiveram sucesso. Se há coisa que mais me enerva no mundo de animação são filmes que não tiveram a sua merecida atenção. Decidi então hoje, deixar-vos aqui uma pequena lista de alguns filmes de animação que considero muito bons mas que não tiveram a verdadeira oportunidade de brilharem; mais porque as pessoas apenas viram o olhar para as coisas que estão no topo do bolo (tipo Frozen) em vez da base, enquanto que a base é normalmente quem suporta as coisas que se encontram no topo. (nota: não é que eu não goste do Frozen, mas acho o filme demasiado overrated).

Deixo-vos 5 filmes que amo loucamente e que acho injusto eles não terem o spotlight que tanto mereciam; e claro, tentei explicar o mais breve possível o porquê de estes filmes têm de ser vistos. Seja qual for a tua idade e/ou gosto pessoal, estes 5 filmes são excelentes e recomendo muito verem todos (caso ainda não os tenham visto).

Kubo and the Two Strings [trailer]
Kubo é um filme stop-motion, que estreou em 2016, dirigido e co-produzido por Travis Knight. A história conta a história de um rapaz de 12 anos chamado Kubo que tem como missão encontrar a armadura do seu pai desaparecido, Hanzo. Mas a tarefa não vai ser fácil, e vai ter muita ajuda de pessoas inesperadas.

O que me irritou quando fui ver este filme foram as críticas de alguns amigos meus quando saímos da sala de cinema, que falaram mal da animação... Se há coisa aqui que deve ser a melhor parte do filme é o stop-motion. Já não existem muitos filmes assim e em 2016 eu já considero uma raridade.

A história pode ter algumas "plot holes" mas de forma geral é um filme bastante bom que muita gente ignorou. Fazer um filme de stop-motion é uma arte e uma imensa trabalheira, e as pessoas muitas das vezes desvalorizam esse trabalho e consideram um desperdício de tempo, porque já existe CGI. Filmes de animação é muito mais que papel e computador.


The Tale of the Princess Kaguya [trailer]
O filme de "Kaguya-hime no Monogatari" traduzindo como "O Conto da Princesa Kaguya" é provavelmente, um dos filmes menos conhecidos da Studio Ghibli. Foi realizado e escrito por Isao Takahata, e a história é baseada no folclore "O Conto do Cortador de Bambu". Foi lançado no Japão em 2013, e 2015 em Portugal.

Quem ouve a palavra "Studio Ghibli" e é fã, normalmente salta da cadeira e está preparado para uma outra grande obra-prima! Mas as pessoas logo quando vêm um traço diferente ao normal, rapidamente atiram o pano ao chão sem dar oportunidade e valor ao filme que está à sua frente.

O Conto da Princesa Kaguya é certamente um dos meus favoritos da Studio Ghibli, pois é baseado num conto folclore que para mim conta como cultura geral japonesa. Aprecio imenso a imaginação e diversidade dos contos feitos por Hayao Miyazaki e da sua arte magnífica em todos os seus filmes, mas isso não significa que um traço diferente e/ou baseada num conto altere a sua magia e riqueza.


Treasure Planet [trailer]
Treasure Planet, para muita gente que não fazia a menor ideia, é um filme criado pela Disney. Sim. A Disney. É uma adaptação em formato de ficção científica do romance "A Ilha do Tesouro" de Robert Louis Stevenson. Empregou a nova técnica de animação tradicional junto com a animação computorizada. Saiu em 2002.

Uma pequena informação para ficarem chocados: "apesar da recepção em sua maioria positiva da crítica, o filme teve um desempenho fraco nas bilheteiras dos Estados Unidos, custando $140 milhões para ser feito, arrecadou apenas $38 milhões nos Estados Unidos e Canadá, e tímidos $110 milhões no mundo inteiro".

Uma tristeza. É um filme cheio de potencial, único, todas as personagens são cativantes e cada um com uma personalidade que enriquece ao longo do filme. Nada me deixa mais frustrada do que saber que este filme não teve o sucesso que merecia. (E mais um pequeno ponto: o Jim Hawkins sempre foi a minha crush).


Road to El Dorado [trailer]
O Caminho para El Dorado é um dos filmes que mais guardo no meu coração. Lembro-me de ver este filme na televisão quando dava de manhã em alguns feriados. Feito pela DreamWorks e lançado em 2000, foi um filme que também perdeu imenso dinheiro, pois não conseguiu receber todo o dinheiro que perdeu a realizar o mesmo.

Conta a história de Tulio e Miguel, dois amigos com uma amizade incrível e bastante engraçada, que marcham juntos para a lendária Cidade do Ouro com um mapa que ganharam num jogo de apostas.

Além do filme ter bastantes músicas que aprecio muito, a animação é suave e muito bem feita, principalmente a movimentação dos corpos e a sua anatomia. A relação entre eles os dois é de certeza a melhor parte do filme e ao longo da história a amizade deles é muito bem explorada. Comparativamente com alguns filmes da DreamWorks de agora, considero este (juntamente com Sinbad e o Príncipe do Egipto) uma obra-prima do estúdio.


The Book of Life [trailer]
Conta a jornada de Manolo, um jovem que está dividido entre cumprir as expectativas da sua família e/ou seguir seu coração. Antes de escolher qual o caminho a seguir, ele embarca numa incrível aventura, que se estende por três mundos fantásticos: o dos Vivos, o dos Esquecidos e o dos Lembrados.

Este filme foi dirigido por Jorge R. Gutierrez, feito em 2014. É uma animação computorizada, de aventura, fantasia, comédia e musical. O Livro da Vida, além de dar conhecimento da cultura mexicana, tem mensagens muito importantes ao longo do filme.

O que mais me ligou a este filme (além das músicas serem lindas) foi certamente a personagem María Posada. Ela defende que as mulheres são muito mais que a simples beleza exterior feminina e que não existem apenas para a necessidade dos homens; são essas mensagens subtis que me fizeram prender a este incrível filme.


Tinha vários, mas estes foram os primeiros que me vieram à cabeça.
Espero que não tenha sido muito maçuda.
Muitos beijinhos! ♡ 

6 comentários:

  1. Konnichiwa! Tudo bem?
    Eu tinha visto quando era mais nova o El Dourado, A ilha do Tesouro e O coto da Princesa Kaguya. Eu conheci assim os nomes dos filmes hehe.
    Mas nunca, pronto para mim, cada um tem seus gostos hehe, o nunca foi filmes que me marcaram a infância tipo *tenho que ver outra vez*, eu sou mais virada para os filmes "Orgulho e Preconceito" e "Longe da Multidão" que são mais de época assim de século 18 e tal. Mas aquele que mais gostei foi o El Dourado, eu fartava-me de rir com as figurinhas que eles faziam *como nesse gif por exemplo*.
    Kissus and Sayonara! http://ice-cream-da-leno.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Inês!
      Exato! Cada um tem os seus gostos! Fiz esta lista com o meu interesse pessoal e também por pesquisas rápidas de que várias pessoas dizem o mesmo destes filmes.

      Só comecei a gostar desses filmes (o Orgulho e Preconceito, etc) quando cheguei aos 14/15 anos haha. O El Dorado é mesmo qualquer coisa haha, adoro a amizade deles, faz-me lembrar imenso a amizade que tenho com o meu melhor amigo! ♡

      - Mel

      Eliminar
  2. Olá<3
    Menine, adorei esse post! Quero ver todos os filmes dessa lista - lembro vagamente de ter visto Treasure Planet e eu ADORO El Dorado, hahaha! Os gifs, a comédia desse filme, meu deus!!! Adoro XD
    Os outros eu não vi ainda, porque sou lerda e enrolada, mas estão na lista! Agradeço por me lembrar de alguns títulos e pelas dicas :)


    Beixos!
    hishoku-sora.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oii! ♡♡♡

      Oh meu Deus haha nem acredito que estás a comentar aqui! Adoro o teu blog! ♡ Sempre quis tentar comentar lá mas a vergonha é muita haha, mas agora tenho que retribuir o favor!

      O El Dorado é sempre aquele filme que vou ver quando preciso de dar umas boas gargalhadas haha. Recomendo muito ver os outros, são muito bons! Confesso que também sou lerda e só vi alguns destes filmes graças aos meus irmãos. Mas quando não houver nada pra fazer dá sempre jeitinho ver uns filmes de animação novos!

      Um abraço! ♡
      - Mel

      Eliminar
  3. Ah, animações underrated é o que mais tem por aí, infelizmente :/

    Desde que vi os trailers fiquei tão ansiosa pra lançar Kubo nos cinemas aqui, mas lançou bem em outubro(mês que tenho um bando de provas) e não pude assistir até hoje :c Eu sou apaixonada por animações em stop-motion, não sei como seus amigos puderam falar mal, ainda mais da mais desta animação!

    Cara, minha irmã mais velha costuma ver bastante Planeta do Tesouro, mas eu nunca parei pra ver junto, lembro que eu passava perto mas ficava com um certo "medo" de uns personagens que tinham umas aparências meio estranhas.(eu era criança, ok? XD) Mas após ler este post e ver os trailers fiquei finalmente interessada em assistir, só falta encontrar o dvd na bagunça que é minha casa :') /deseje-me sorte heh/

    Lembro de passar os trailers de The Book of Life na tv e eu pensava "ah, deve ser mais um daqueles filmes de criança genéricos que lançam todo ano", mas um ano depois fui obrigada a assistir por causa da aula de espanhol e acabei achando bem mais legal do que eu pensava que seria.

    Assisti El Dorado um número considerável de vezes quando criança, ria de mais :D E Princesa Kaguya é muito lindo ♡ Fiquei apaixona por aquela música que ela canta durante o filme~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É triste mesmo! Há imensos filmes que merecem ser vistos por mais gente mas não tiveram a sua oportunidade.

      O Kubo fui ver com o meu irmão mais velho e com os amigos dele; como era o meu primeiro ano de faculdade as aulas só começaram mais a sério a meio de outubro por isso tive tempo e facilidade de ir com eles ver a estreia. Stop-motion é mesmo uma arte, fiquei chocada com as opiniões deles! (Mas o meu irmão estava do meu lado haha, e também ficou aziado quando os ouviu).

      Também tive medo do Planeta do Tesouro quando era miúda! Só cheguei a ver aos 13, se não estou em erro, porque todos os anos os meus irmãos viam (e adoravam loucamente) aquele filme, e a primeira vez que vi sem medo foi qualquer coisa. Haha, boa sorte! Também tenho os meus DVDs todos num caos, a preguiça é tanta que acabo por ver online algures.

      Book Of Life, também vou ser sincera, achei que não ia ser nada de especial. Aliás nem sabia muito da existência dele. Vi-o pela primeira vez quando estava com febre na cama, e passou num dos canais de filmes. Passei a adorar!! ♡

      El Dorado será sempre aquele clássico haha, e a princesa Kaguya é um conto mesmo lindo (e sim!! As músicas! Esqueci-me de mencionar no post)

      - Mel ♡

      Eliminar

♥ Vais comentar? Obrigada!
Quantos mais comentários o blog tiver, mais interessante e único ele fica; por isso agradeço imenso: Expressem a vossa opinião à vontade! Mas existem regras para cumprir.


→ Nada de comentários indecentes;
→ Também não é permitido comentários de spam;
→ Não mandar comentários a falar mal de alguém;
→ Comentários grandes ou pequenos, são sempre bem-vindos!

☾ Por favor respeitem as regras ou o comentário não será publicado ☽

Eu costumo responder a todos os comentários, por isso de vez em quando devem voltar para ver a resposta. Obrigada! ♥