28 de junho de 2017

Book Review: ・゚✿ Fangirl

Boas, estou de volta!
Finalmente estou em férias de Verão!

Sim, finalmente estou de férias e agora posso ter o tempo todo para me organizar e relaxar. E assim acabou o meu primeiro ano universitário, o meu primeiro e último ano de caloiro! Para marcar este regresso da minha paragem por causa dos exames e recursos trago-vos um livro que li no Verão passado, mas só o consegui terminar relativamente há pouco tempo. Comprei este livro quando estava no Algarve porque precisava mesmo de alguma coisa para ler, e peguei na primeira coisa que me chamou a atenção; obviamente tinha que ter um título que me cativasse. 
Fangirl conta a história de Cath, uma rapariga que ama os seus livros e a sua família. Todo a gente conhece e é fã dos livros de Simon Snow. Mas Cath não é apenas uma fã normal; os livros de Simon Snow são a sua vida. Ela e a sua irmã gémea, Wren, refugiaram-se na obra de Simon Snow quando eram miúdas, e na verdade foi isso que as salvou da ruína emocional que foi a perda da mãe. Ler. Reler. Interagir em fóruns, escrever ficção baseada na obra de Simon Snow, vestir-se como as personagens dos livros.
Mas essas fantasias deixam de fazer sentido quando se cresce, e enquanto Wren facilmente abandona esse refúgio, Cath não consegue fazê-lo. Na verdade, nem quer. Agora que vão para a universidade, Wren não quer ficar no mesmo quarto de Cath. E esta fica sozinha e fora da sua zona de conforto. Partilha o quarto com uma miúda arrogante; tem um professor que despreza os seus gostos; um colega atraente mas que apenas fala sobre a beleza das palavras... e, ainda por cima, Cath não consegue parar de se preocupar com o seu pai, tão querido, frágil e solitário.
A pergunta paira no ar: será que ela consegue triunfar sem que Wren lhe dê a mão? Estará preparada para viver a vida em seu nome? Escrever as suas próprias histórias? E se isso significar deixar Simon Snow para trás?

✘ Pontos negativos:

Para quem pensava inicialmente como eu, o livro não representa realisticamente o que é uma "fandom", o verdadeiro significado de "fanfics". Vê-se logo que foi escrito por alguém que não tem muito conhecimento sobre o que são fandoms e que não interagiu muito com isso. Quem leu o livro, nota-se perfeitamente que a saga "Simon Snow" é um rip-off de Harry Potter. Não me fez qualquer tipo de impressão visto que até achei engraçado num universo paralelo não existir Harry Potter e existir o Simon Snow. A cena é que... os dois existem no mesmo universo. O próprio Levi diz: It’s hard for me to get my head around. It’s like hearing that Harry Potter is gay." ??? Porquê fazer referência ao Harry Potter depois de basear o livro inteiro sobre uma versão fictícia do Harry Potter conhecido como Simon Snow? Nada de grave, mas deixou-me questionar...

A Cath sendo a personagem principal, deixou-me estranhamente confusa. Por uns momentos até me relacionava com ela: dificuldades em socializar, escrever fanfics, refúgio com a irmã (no meu caso, irmãos). Mas por outros ficava incrédula! Então ela está na faculdade, e para trabalho de Escrita Criativa submete uma fanfic? Se eu fizesse isso alguma vez na minha vida eu literalmente atirava-me de uma ponte. Isto também é um pequeno à parte, mas que deixou-me a pensar na maturidade de Cath.


✔ Pontos positivos:

O romance é realista, as relações com todas as personagens são realistas. Adorei a interação entre Cath e Wren com o pai. O Levi foi a personagem que me saltou mais à vista sendo bastante único e não o típico "rapaz perfeito" que se vê em muitos romances universitários. As personagens pareciam-me reais como também as situações onde se encontravam. Tinham todas o seu toque especial (apesar de algumas não terem sido muito exploradas infelizmente, como a Reagan). O romance entre Levi e Cath para mim, foi a melhor parte do livro. Tomavam decisões realistas e parecia que o amor entre eles fluía naturalmente; Cath era mais insegura e Levi tinha atenção a todos os detalhes para fazer com que ela se apaixonasse por ele livremente e sem alguma pressão.

Fangirl representa muito bem um ambiente universitário: o tipo de pessoas que há, a partilha de quartos, as festas. Até acho que representou melhor isto do que o conceito de "Fangirl".


Avaliação: ★★★★☆

Gostei do livro? Sim, adorei! Há vários fatores que podiam ter sido melhorados mas foi uma excelente leitura e recomendo para quem gosta de romances suaves e gente que se relaciona com a personalidade de Cath. Certamente irei ler mais livros da Rainbow Rowell!

4 comentários:

  1. Adorei a review! Você focou nos pontos principais, sem ficar enrolando em relação a fatos irrelevantes, muito boa mesmo! Além disso, essa postagem chegou em boa hora, já que eu comprei Fangirl faz alguns meses e não estava muito animada para ler... Irei com certeza retomar a leitura agora, haha! Ah, e como você disse ter se interessado pela autora, eu recomendo demasiadamente "Eleanor & Park", caso ainda não tenha lido. Foi o primeiro contato que tive com Rowell e é um livro simplesmente maravilhoso!

    Beijinhos! ♡

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Vitty! ⋆
      Ainda bem que foi de fácil leitura! Às vezes sei que sou um pouco maçuda a falar, por isso tentei desta vez não fazer a coisa muito longa. Siiim, por favor lê! ♡♡ De certeza que não te vais arrepender. Eu também inicialmente não me chamou muito a atenção, mas como era a única coisa que tinha disponível para ler naquela altura, continuei e nem reparei que já estava viciada a ler o livro haha.
      Este Verão é o próximo que irei comprar então esse, "Eleanor & Park"!

      Obrigada pelo comentário,
      Muitos beijinhos! ♡

      Eliminar
  2. Oi Mel-chan! Tudo bem? Conheci agora o teu blog *pensava que eu era uma das únicas blogueiras otomes portuguesas/tugas* e amei simplesmente *voando uns corações no ar*.
    Amei a review e até gostei do conteúdo do livro *apesar de gostar mais livros tipo "A Seleção"*. Aceita parceria?
    Bjs! Visite o meu blog: http://ice-cream-da-leno.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês! ⋆
      Fico muito contente por teres gostado do blog! Eu também achei que seria uma das únicas blogueiras portuguesas ainda ativas, é sempre bom haver mais gente aqui a representar Portugal!
      Ainda bem que gostaste da review ♡♡ acho o livro bastante único e bastante acessível a todos! Também não sou muito deste tipo de romances universitários, mas gostei muito.

      Claro que aceito parceria! ♡
      Já te coloquei na página da parceria.
      Obrigada!! ♡

      Eliminar

♥ Vais comentar? Obrigada!
Quantos mais comentários o blog tiver, mais interessante e único ele fica; por isso agradeço imenso: Expressem a vossa opinião à vontade! Mas existem regras para cumprir.


→ Nada de comentários indecentes;
→ Também não é permitido comentários de spam;
→ Não mandar comentários a falar mal de alguém;
→ Comentários grandes ou pequenos, são sempre bem-vindos!

☾ Por favor respeitem as regras ou o comentário não será publicado ☽

Eu costumo responder a todos os comentários, por isso de vez em quando devem voltar para ver a resposta. Obrigada! ♥